Tenda Espírita Mensageiros de Aruanda

A T.E.M.A. nasce com a missão de divulgar a religião de Umbanda para aqueles que buscam o conhecimento.







sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hino da Umbanda Sagrada

Muitos são os que cantam, conhecem e já ouviram o Hino de Umbanda, porém desconhecem no que se diz a respeito ao seu surgimento.
Pois bem, como o conhecimento é primordial para o Umbandista vamos textualizar sobre o surgimento desta obra que nos da força, coragem para o caminho do bem.
Em 28 de Junho de l961 realizou-se no Maracanãzinho (Rio de Janeiro), a Festa de Congraçamento do Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, em que compareceram cerca de quatro mil médiuns uniformizados, além de grande público assistente.
Foi nesse congresso que o Hino da Umbanda foi oficialmente adotado em todo o Brasil, como o Hino Oficial da Umbanda.
Há uma história interessante com relação ao criador do hino. Segundo foi apurado, a letra foi composta na década de 60 por José Manoel Alves, um cego, que em busca de uma solução para seu problema, foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Embora não tenha conseguido a cura da cegueira que, segundo o Caboclo, era de origem cármica, se tornou um seguidor apaixonado pela Umbanda. Para mostrar que poderia ver o mundo e a religião de outra maneira que não pelos olhos, compôs a letra que até hoje cantamos em nossos terreiros.
José Manoel mostrou a letra a Zélio de Moraes (nesse ponto as informações divergem, há quem diga que foi mostrada primeiro ao Caboclo das Sete Encruzilhadas), que gostou tanto que resolveu apresentá-lo como Hino Oficial da Umbanda no Congresso, onde foi imediatamente aprovado.
José Manoel Alves nasceu em Monção, Portugal. Em 1929 vem para o Brasil, indo residir no interior do Estado de São Paulo. Era compositor de músicas populares e compôs hinos para vários templos. A música do hino foi composta pelo maestro Dalmo da Trindade Reis.”

Um comentário:

  1. boa noite irmão umbandista, venho postar a realidade do hino da umbanda.
    Realmente o hino surgiu em 1961 no maracanãzinho pela minha mãe (de carne), ela criou o hino mas não registrou, tenho testemunha do acontecimento do evento realizado no maracanãzinho.

    ResponderExcluir