Tenda Espírita Mensageiros de Aruanda

A T.E.M.A. nasce com a missão de divulgar a religião de Umbanda para aqueles que buscam o conhecimento.







sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saudação aos Orixás

Saudação; ato ou efeito de saudar, expressão ou gesto de cortesia ou de felicitação, expressão ou gesto de respeito, deferência ou apreço, cumprimento.
A todo o momento estamos saudando nossos sagrados orixás e não damos conta quanto ao seu significado. Agora nos perguntamos mais como? Em qual momento?
O ponto cantado é a resposta. A todo instante estamos realizando tal ato.
Nossa Casa não tem no seu ritual realizar saudações quando uma entidade da falange de determinado Orixá se manifesta no Templo. Lembramos que cada Templo tem a sua particularidade quanto ao ritual. Porém é de grande valia que saibamos que aquela saudação é para aquele Orixá e qual o seu significado.

OXALÁ : O grande Pai da Umbanda. Senhor da compaixão, do perdão, da paciência e da fé. Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá! – Significa: O Sr. realiza! Obrigada Pai!
XANGÔ : Orixá do trovão e da justiça. Saudação: Caô Cabecilê, meu Pai! Significa: Permita-me vê-lo, Majestade!
OGUM : Orixá guerreiro capaz de abrir caminhos na vida e quebrar nossas demandas. Saudação: Ogum Yê, meu Pai! ou Patakori Ogum! –  Significa: Salve o Sr. da Guerra! - Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
OXOSSI : Senhor das matas, da verdade e do conhecimento. Saudação: Oke Arô, Meu Pai – Significa: Dê o seu Brado Majestade! Salve o grande Caçador!
OBALUAYÊ: Senhor da cura, da evolução e da passagem. Saudação: Atotô Meu Pai! – Significa: Peço Quietude, Meu Pai! - Silêncio! Ele está entre nós
OMULU: Senhor do fim, Senhor da paralização. Saudação: Atotô, meu Pai! – Significa: Peço quietude meu pai! - Silêncio! Ele está entre nós
OXUMARÉ: Orixá da chuva e do arco-íris. Dilui e renova os sentimentos doentios e viciados. Saudação: Arrubaboi, meu Pai! – Significa: Senhor da Águas Supremas!
IBEJI : Pureza, leveza, alegria e doçura. Saudação: Oni, beijada! ou Salve a Ibejada! – Significa: Salve as Crianças!
YANSÃ: Orixá guerreira, deusa dos raios, dos ventos e das tempestades. Saudação: Eparrei, Yansã! – Significa: Salve o raio, Yansã!
OXUM: Orixá do amor puro e verdadeiro, Orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!  - Significa: Olha por nós mãezinha! - Salve a Senhora da bondade!
IEMANJÁ:  É a deusa dos grandes rios, mares e oceanos. A grande mãe da Umbanda e dos Orixás. Representa vida e geração em todos os sentidos. Saudação: Odoyá Iemanjá!  Adoci-yaba! - Significa: Salve a senhora da Água! - Amada Senhora do Rio (das águas)!
NANÃ: Senhora das águas paradas, do barro e da sabedoria. Saudação: Saluba, Nanã!  - Significa: Salves a senhora das águas pantaneiras! - Salve a Senhora Mãe de todas as Mães!
EGUNITÁ: Senhora do Fogo vivo e divino. Sua maior qualidade é a purificação. Saudação: Kali Yê Minha Mãe – Significa: Salve a Senhora negra minha Mãe!
OBÁ: Orixá que aquieta o racional dos seres e esgota o conhecimento desvirtuado. Saudação: Akirô Oba Yê! – Significa: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!
OYÁ: Orixá do Tempo, passado presente e futuro (tempo cronológico) e sua maior ação é no sentido religioso, onde ela atua como ordenadora do caos religioso. Saudação: Olha o Tempo, minha mãe!
EXU: Orixá guardião dos templos e encruzilhadas. Saudação: Laroyê Exu, Exu é Mojubá! – Significa: Olhe por mim Exu, eu me curvo a ti. Exu é poder de Orixá!
Agora quando visitarmos um Templo sege de qual linhagem e que se aplica este ritual saberemos qual Orixá esta saudando e qual é o seu significado.
Mas o significado talvez esta dentro de nosso coração aonde saudamos sem nos preocupar o que quer dizer isto ou aquilo. Se esta na linguagem de umbanda, yorubá, omolocô, etc. Está sim, em uma linguagem única que é a do coração e a do respeito.
Mas como conhecimento se faz sempre necessário cabe a nós absorvermos e respeitarmos os que praticam o ato dentro do  seu ritual.
Cabe a nós, cantar, louvar, cantar, saudar. Aonde quem canta reza duas vezes.  

Salve nossos Pais e Mães Orixás!!!


fonte: monica caraccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário